Jogador denuncia xingamentos racistas de torcedor em partida no Dia da Consciência Negra no RS
20/11/2025
(Foto: Reprodução) Jogador denunciou caso de racismo
Reprodução/Redes sociais
O jogador do Sport Clube Gaúcho Luiz Fernando registrou um boletim de ocorrência em que relata ter sido vítima de injúria racial no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O episódio ocorreu nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, logo após o encerramento da partida contra o Brasil de Pelotas, quando um torcedor do time da casa teria proferido falas racistas ao zagueiro.
Segundo a assessoria do Gaúcho, o zagueiro teria sido ofendido enquanto se dirigia ao túnel de acesso aos vestiários. Um torcedor do time da casa teria gritado: “Seu negão de merda, seu lixo”.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Após o ocorrido, Luiz Fernando procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas para formalizar a denúncia.
Em nota, o Gaúcho repudiou as ofensas e declarou apoio ao atleta. O Brasil de Pelotas informou que tomou conhecimento do caso e está adotando medidas para apurar os fatos, reforçando que não compactua com atos de injúria racial ou discriminação. Veja pronunciamentos abaixo.
Entenda a diferença entre racismo e injúria racial
Justiça anula ato e obriga servidores da saúde a cumprirem feriado
Biblioteca mantém 5 mil páginas com registro de negros escravizados que entraram no RS
Nota do Sport Clube Gaúcho
O Sport Clube Gaúcho vem a público manifestar seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o nosso zagueiro Luiz Fernando, que ocorreu no Estádio Bento Freitas, após o jogo de ida da semifinal da Copa FGF.
Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso.
Após o jogo, o atleta realizou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas.
O Gaúcho reafirma seu compromisso permanente com a promoção do respeito, da igualdade e da dignidade humana. Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade e firmeza.
Prestamos total solidariedade ao atleta atingido e reforçamos que não toleraremos qualquer forma de preconceito.
Nota do Brasil de Pelotas
O clube tomou conhecimento do relato há pouco e já está adotando as medidas necessárias para apurar o ocorrido. Estamos em contato com os setores responsáveis para entender exatamente o que aconteceu e, assim que tivermos mais informações, poderemos nos manifestar de forma mais completa.
Reforço que o clube não compactua com qualquer ato de injúria racial ou discriminação.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS