Rodeio de Vacaria: laçadora de 5 anos comemora título doando cabelos à liga de combate ao câncer no RS
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Laçadora de 5 anos comemora título doando cabelos à liga de combate ao câncer no RS
A pequena Antônia Silveira Ritter, de apenas cinco anos, mostrou que o tamanho do coração pode ser muito maior do que a idade. A menina se tornou campeã na modalidade “bonequinha” da vaca parada no Rodeio Internacional de Vacaria.
Para celebrar, decidiu doar os cabelos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, instituição da cidade onde mora.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A competição utiliza cavaletes de madeira com hastes de metal na ponta, imitando as feições de um boi. Vence a criança que mais acertar um laço trançado em couro, arremessado na direção dos "chifres".
O corte de cabelo aconteceu na tarde de quinta-feira (5) e foi acompanhado de perto pela família.
Antônia Silveira Ritter, de 5 anos, campeã na modalidade “bonequinha” na vaca parada no Rodeio Internacional de Vacaria
Arquivo pessoal/ Camila Bernardes; Divulgação/ Ana Bueno - Lente e Cavalo
A decisão nasceu dentro de casa, a partir de uma conversa simples. Em entrevista ao blog, a mãe, Mariana Bernardes Silveira, explicou que o combinado surgiu do desejo de ver a filha conquistar um troféu no rodeio de Vacaria.
“Na verdade, eu e o pai dela fizemos uma promessa. Eu expliquei pra ela que promessa é quando a gente faz um combinado com Deus, com o papai do céu, algo que fica na cabecinha da gente. Aí ela perguntou o que dava pra prometer", explica Mariana.
Segundo a mãe, ao ouvir os exemplos, a filha fez a escolha sozinha.
“Eu disse que tinha gente que promete deixar o cabelo crescer, tem gente que doar o cabelo para quem não tem, para as criancinhas que têm câncer. Foi aí que ela disse: ‘Tá bom, mãe, eu vou escolher doar o meu cabelo pras criancinhas que não têm’", relembra.
A doação será usada na confecção de perucas a pacientes em tratamento contra o câncer atendidos pela Liga. Apesar de conquistar o título mais almejado na modalidade, o engajamento da Antônia nos rodeios é recente.
A pequena laçadora, participou das primeiras provas no ano passado e já soma oito troféus e algumas medalhas de participação.
Antônia Silveira Ritter, de 5 anos, campeã na modalidade “bonequinha” na vaca parada no Rodeio Internacional de Vacaria
Arquivo pessoal/ Camila Bernardes; Divulgação/ Ana Bueno - Lente e Cavalo
VÍDEOS: Tudo sobre o RS